12.9.09

Barack Obama responde pergunta feita por uma vegana

Em 1° de Agosto de 2008, a vegana Nikki Benoit, durante um debate na escola Gibbs High School em Saint Petersburg, Florida perguntou a Obama (então senador e candidato a presidência) sobre o papel de um líder em relação a questões como meio-ambiente, aquecimento global, o desperdício de energia da pecuária e uma dieta baseada em vegetais.


Bem, esta é uma ótima pergunta.

[...]

Eu gosto de um bife de vez em quando. Estou sendo honesto. Eu gosto de churrasco. Não vou mentir. Mas a jovem tocou num ponto muito importante.

[...]

e o que também é verdade é que à medida que países como China e Índia se tornam mais ricos eles começam a mudar seus hábitos alimentares. Eles começam a comer mais carne, mais animais.

E o que acontece então é que se usa mais grãos para produzir um quilo de carne do que se as pessoas comessem apenas os grãos, o que põe muita pressão na produção de alimentos.

Os americanos na verdade se beneficiariam com uma mudança na dieta. Eu não acho que isso seja algo que devemos legislar. Mas eu penso que é algo que, como parte de um sistema geral da saúde, nós devemos encorajar, pois, por exemplo, se nós reduzirmos a obesidade a índices que existiam em 1980, nós economizaríamos um trilhão de dólares no sistema de saúde. Nós reduziríamos os índices de diabetes, nósreduziríamos as doenças cardíacas.

[aplausos]

Então, o fato de nós subsidiarmos algumas dessas grandes operações do agrinegócio que não estão necessariamente produzindo comida saudável e de nós incentivamos ou não subsidiarmos fazendeiros que estão produzindo frutas e vegetais e pequenas propriedades rurais que conseguem produzir direto ao consumidor em vez de processar (os alimentos). O fato de que nós não estamos fazendo mais paragarantir que a comida saudável esteja nas escolas. Todas essas coisas não fazem sentido.

E eu penso que é importante para nós reexaminar a política geral de alimentos, de modo que a gente incentive bons hábitos e não maus hábitos.

[...]

--

Nenhum comentário: