16.1.12

Você sabe o que é Carmim? ( INS120 )


Carmim é um corante vermelho brilhante feito de cochonilhas esmagado.

Este corante é usado em uma grande variedade de produtos, de queijo a tintas, e as pessoas desconhecem muitas vezes a sua utilização devido ao fato de que as leis de rotulagem em geral, não exigem a divulgação da carmim. Carmim tem atraído uma grande atenção em algumas comunidades, como a comunidade vegetariana devido ao seu uso como aditivo alimentar.

Em muitas regiões do mundo, a maioria dos consumidores não sabem o suficiente identificar a substância, que também é listada como o lago carmesim ou vermelho natural número quatro, e na União Europeia, é identificado como E120, ou na maioria das vezes INS120.

Para fazer o carmim, os produtores reconhem milhares de insetos da cochonilha e, em seguida, os esmaga. Dependendo das condições em que os insetos são esmagados, a cor da tintura pode variar consideravelmente, e esta é uma consideração importante para as empresas que querem fazer as tinturas consistentes

Carmim pura é vermelho e muito quebradiço. O corante é frequentemente adulterado com outros materiais, para torná-lo mais fácil de manusear e transportar, e às vezes pode ser difícil controlar a qualidade e segurança de carmim. Depois de preparado, carmim é vendido a uma grande variedade de indústrias para o uso em coisas como corantes têxteis, tintas, alimentos, cosméticos e flores artificiais.

Como aditivo alimentar, carmim é uma fonte de preocupação para algumas pessoas. Para os vegetarianos e pessoas que seguem religiões com restrições alimentares, o fato de carmim muitas vezes não ser rotulado é muito frustrante, pois ele pode fazer carmim ser difícil de se evitar. Algumas pessoas também têm reações adversas a carmim, o que levou a um impulso entre os ativistas de segurança alimentar identificar claramente carmim para que as pessoas que desejam evitar poderá fazê-lo.

Fique ligado! O INS120 é usado por algumas empresas em iogurtes, bolachas, sorvetes e outros alimentos para realçar a cor. Para cada quilo do pigmento, vão 150.000 besouros!

fonte: Talmidin Robson Renato Pellegrino, vegetarianismo.com.br,

3 comentários:

Nathália Renó disse...

Nata,
Gostaria de saber como vem escrito no rótulo, como INS120 mesmo?

Abraços!

Anônimo disse...

Prestarei atenção e entrarei em contato com as empresas que eu perceber que usam o tal corante.

Mas não há nenhum abaixo-assinado ou protesto para que o corante tenha de ser especificado na lista de ingredientes?

sabrina banhara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.