2.3.09

Enquanto isso no Mosteiro de São Bento..

Carta Aberta a Sua Santidade, o Papa Bento XVI

Por meio desta missiva, buscamos clamar pelos sentimentos de misericórdia e compaixão que certamente pautam as ações de Vossa Santidade, representante excelso da Igreja Católica Apostólica Romana. Soubemos que, nas refeições que lhe serão servidas no Mosteiro de São Bento, por ocasião de sua visita a São Paulo, inclui-se um prato à base de vitela.

Nós, grupos brasileiros e internacionais que nos dedicamos a promover ações de conscientização quanto ao sofrimento imposto aos animais, ficamos perplexos com a referida notícia.

Nossa perplexidade deve-se ao fato de que Vossa Santidade, bem como os monges que serão seus anfitriões e os integrantes de sua comitiva, decerto são pessoas bondosas e compassivas, que escolheram dedicar suas vidas ao exercício da fé. Logo, comer um alimento cuja produção caracteriza-se pela mais abjeta crueldade, é ato que não se coaduna com tais valores e intentos grandiosos.

Preferimos, então, crer que Vossa Santidade, bem como os integrantes de sua comitiva, simplesmente desconhecem os horrores que caracterizam os bastidores da produção da carne de vitela.

Humildemente, propomo-nos a expor uma parte desta lamentável realidade, que deveria envergonhar a todos nós, seres humanos, dotados de inteligência e sensibilidade suficientes para rejeitar tamanhas atrocidades.

A vitela, ou bezerro precoce, é apartado da mãe no momento em que nasce. Durante aproximadamente três meses, permanece confinado em uma cela estreita e escura. Ele fica amarrado de maneira a ter os seus movimentos restringidos e assim não desenvolver músculos, tornando a carne de vitela mais “macia”. O animal também é impedido de pastar. Alimentado apenas com pequenas quantidades de leite (não diretamente de sua mãe, mas por meios mecânicos), o filhote fica subnutrido e anêmico, proporcionando assim uma carne “magra” e clara.

Findo o confinamento e com a saúde debilitada, estes animais sensíveis e desprotegidos da companhia de sua mãe, finalmente são encaminhados ao abate em caminhões de transporte abarrotados.

Destarte, está nas mãos de Vossa Santidade a oportunidade de dar um exemplo de misericórdia e compaixão a este mundo tão carente de bondade, delicadeza e sensibilidade.

Mostre a todos, cristãos ou não, católicos ou não, que Vossa Santidade rejeita as práticas cruéis contra seres inocentes, assim como já o fez ao denunciar que a alimentação forçada de gansos para a produção de foie gras representa uma violação dos princípios Bíblicos.

Ao recusar esta iguaria originada da exploração e da tortura, Vossa Santidade terá uma excelente oportunidade para dar o exemplo da compaixão e da misericórdia como representante excelso da Igreja Católica Apostólica Romana.

Mui respeitosamente, subscrevemo-nos,

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

Contato: George Guimarães – Fone: +55-11-5585-3475 – veddas@veddas.org.brwww.veddas.org.br

Uma lista atualizada dos siganatários desta carta pode ser visualizada no endereço www.veddas.org.br/papa.htm


..

Nenhum comentário: