13.1.09

Alguns detalhes relevantes!


Você sabia que:


- Os abatedouros paulistas consomem em média cerca de 12 litros de água para processar a carcaça de apenas UM frango.

- 2.500 litros são utilizados para o mesmo processo, porém na carcaça bovina.

- Para o homem 120 litros é mais que o suficiente para atender todas as suas necessidades diárias.

- A atividade da pecuária no Brasil é campeã de
escravidão humana, 62 % da mão de obra é considerada escrava.

- A maior parte dessa realidade se encontra na Amazônia.

- Existem crianças trabalhando em abatedouros no Brasil, no início de 2008 uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte flagrou crianças e adolescentes trabalhando em galpões sem as mínimas condições sanitárias e em meio aos gritos de dor e ao sangue de bois e vacas.

- Elas trabalhavam nesses lugares para ficar com as sobras desses animais, servindo de alimento para suas famílias.

- A pecuária é a atividade que utiliza a maior quantidade de água, considerando que maisa da metade do que é cultivado nas grandes plantações de soja é destinado para produção de ração para esses animais.Fonte: Revista dos Vegetarianos, CETESB e Ong Repórter Brasil.

Com todas essas informações nota-se que ser vegetariano hoje está além da compaixão pelos animais ou uma dieta saudável, a opção pelo vegetarianismo é uma postura política-sócio-ambiental, pois não só os animais são torturados com o aumento do consumo de carnes, como também todo o planeta e seus habitantes, tendo como exemplos os próprios seres humanos, que sem opção acabam por serem escravizados nas grandes fábricas-fazendas, para que você continue fazendo seu famoso churrasco nos finais de semana sem nenhuma dor de consciência.

Ser vegetariano não é uma utopia, é sim uma imediata necessidade de mudança, quando exportamos carne, exportamos também terra, água e mão de obra escrava, ou seja, não há progresso econômico baseado na dor, sofrimento e irresponsabilidade ambiental. Esse crescimento econômico que se vende em algumas mídias incentivando o consumo e o investimento da pecuária ,resulta-se nesse fracasso ambiental que o Brasil vem se tornando, mostrando ao mundo que não sabe cuidar dos seus maiores patrimônios, seu ecossistema.

Nosso país já vem vendendo seus recursos naturais há séculos, isso quando os recursos não eram simplesmente levados (roubados) daqui. Agora maquiamos nossa ganância com indices fajutos de melhoras econômicas e esquecemos de enfatizar que o preço dessa corrida maluca atrás do crescimento econômico poderá ser mais alta que o dinheiro dos nossos bancos.

Só existirá um crescimento econônico de verdade, o sustentável, quando houver uma educação ambiental consciente e também um consumo consciente por parte da população, mas acima de tudo nós só conseguiremos ver o mal que causamos ao mundo quando o mesmo bater a nossa porta com a conta!

Precisamos criar essa ponte entre o que consumimos com o impacto que causamos com esse consumo ao meio ambiente, só assim daremos a importância devida para esses assuntos de vital urgência de debate!



.......


......

Nenhum comentário: