23.11.11

Leite de Soja da Yoki extrai Vitamina D de pelo de Carneiro

Atenção veganos: Conforme anunciei na página do Cartuntivismo no Facebook, liguei no SAC da Yoki para confirmar a procedência da Vitamina D, com a qual TODOS os 'leites' de soja da empresa são enriquecidos. A resposta, após um longo período de espera, foi a de que ela é sintetizada do pelo de carneiro. No entanto, a responsabilidade foi lançada a terceiros, talvez por receio de processos jurídicos.
Curiosamente, a Yoki conseguiu atrair, após pesquisa de mercado, muitos consumidores veganos que boicotam o concorrente Ades, por ser um produto da Unilever, que há muito se sabe ser uma adepta a vivissecção. Como a Yoki sempre alegou ser uma empresa cruelty free, teve seu público alvo expandido. Dos males, o menor foi a empresa ter admitido que realmente possui uso animal em seu processo de fabricação, isso mostrou transparência, mesmo que tardia. Deixamos a sugestão de adaptação, com o uso de vitamina ergocalciferol, que é a D2 de origem vegetal. Os maiores malefícios, nós já sabemos...
A fim de informar a todos, mandei também um email, fazendo esse questionamento. Segue a resposta:




Sra. Natalia,

Agradecemos o contato feito conosco da Yoki Alimentos S.A.


A Yoki Alimentos S.A, em 2010 completou 50 anos no mercado brasileiro de alimentos. Sempre preocupada com a qualidade de seus produtos, mantém seus processos de produção e empacotamento, funcionando de acordo com as diretrizes estabelecidas  pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

A Yoki na busca em oferecer aos seus consumidores produtos saudáveis, saborosos e que também possa contribuir com o seu bem estar, tem em sua linha, alimentos preparados enriquecidos com minerais e vitaminas. Na lista das vitaminas, consta a Vitamina “D”.

Esse ingrediente, é adquirido de empresa idônea e bem conceituada no mercado nacional. Esse fornecedor apresenta os fatores essenciais de garantia de qualidade, o que permite a nossa empresa utilizar o seu produto, com bastante tranqüilidade.

É sabido que a vitamina D assim como outras, é produto obtido pela sintetização de algumas matérias primas. Os laboratórios produtores normalmente estão localizados no exterior e exportam os elementos básicos das vitaminas, para reprocessadores como no caso do nosso fornecedor.

Por outro lado, esses laboratórios externos, possuem os seus sistemas e métodos de trabalho, que lhes permitem chegar aos produtos finais, estritamente reservados e mantidos exclusivamente ao seu conhecimento.

Com todo respeito aos Veganos, procuramos nos informar sobre a presença de animais em qualquer das fases de produção e desenvolvimento das vitaminas, e fomos informados que a Vitamina “D” é sintetizada a partir da lã de ovelhas domésticas. Em nenhuma outra etapa do processo de produção da Vitamina D é utilizado, qualquer elemento de origem animal.

Agradecemos o contato feito com a Yoki Alimentos S.A. e colocamo-nos a disposição, caso seja necessário.

Atenciosamente

--

10 comentários:

Magô Pool disse...

Muito bacana a proposta de investigar e compartilhar conosco a informação nata...

O cartuntivismo sendo utilidade pública mesmo!

bjs

Anônimo disse...

Super importante investigar!
Faz um tempo que não compro nada da Yoki,pois utilizam transgênicos.
abs

Alessandra Loturco disse...

Eu tb uso o Yoki...
Acho que o melhor é fazer o leite em casa mesmo.

Unknown disse...

Infelizmente, Alessandra, acho que todos os produtos enriquecidos com vitamina D sejam de origem animal, uma vez que a única que assumiu, foi a yoki, as demais não sabiam ou não queriam responder. Meu médico disse que no brasil não tem nenhuma empresa que sintetize vit D de vegetais... :/

Anônimo disse...

Sou vegetariano, mas galera.. Não pirem.. As vezes tenho vontade de comer carne por toda essa piração de vocês, porra, a ovelha não morreu, só tirou o pelo dela.. e enfim..

CARALHO.. Eu amo animais, jamais machucaria nenhum, ou faria algum mau, mas vocês parecem estar mais preocupados com vocês mesmo e em mostrar pro mundo OHH COMO SOMOS BONDOSOS.. do que realmente fazer algo para ajudar..


Piração virtual total.. Espero que ao invés de ficar só postando baboseiras, façam algo além de ficar postando toda a indignação do mundo na internet..

vegana disse...

Sr anonimo, se voce tem vontade de comer carne por "piraçao" alheia isso eh o bastante pra nao te levar a serio. Mas nota-se que vc tambem nao sabe nada de veganismo, entao vah estudar antes de dizer aos outros o que fazer.

Atleta Vegano disse...

esse vegetarianônimo falando em 'piração' mostra que o fato de se tornar vegetariano por si só não muda a pessoa. Nota-se pelo entendimento dele que se tornou vegetariano apenas por questões de saúde, modismo e completo egoísmo. Além de não buscar se aprofundar mais no assunto demonstra ainda uma certa alienação e a completa falta de discernimento.O "as vezes teno vontade de comer carne" demonstra isso com clareza.

Anônimo disse...

Obrigado pela informação. Enviei um e-mail há três dias e confirmei diretamente com eles: é isso aí.

Anônimo disse...

Optei pelo leite da Yoki para substituir o Ades. Também uso outros produtos dessa marca. Vou parar de usar o leite até que a matéria-prima animal seja alterada por outra sem origem animal.

Unknown disse...

por que voces não tem pagina no Face?