7.3.12

Vaidade Vegana: Cuidados com a pele



Muitas pessoas VEGetariANAS se queixam do envelhecimento precoce da pele, após os 25 anos, devido a não ingestão de colágeno. Dei uma pesquisada e saiu na Revista dos Vegetarianos, n°63 uma matéria sobre o tema. A seguir, um resumo com os principais pontos.

A deficiência do colágeno pode causar fragilidade nas articulações, nos ossos, nos cabelos e unhas, rigidez muscular, problemas com o crescimento, dentre outros. 
O nosso organismo começa a reduzir a produção de colágeno à partir dos 25 anos. O Colágeno endógeno é sintetizado no corpo humano já  o Colágeno Hidrolisado, é um nome utilizado para denominar um composto de aminoácidos extraídos de fonte animal.
É importante atentar que os suplementos da referida proteína, são todos de origem animal, geralmente de bovinos. O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo, assim, a dosagem pode ser aumentada simplesmente através de alimentos que estimulem a sua produção.

A nutricionista Silvana Portugal especializada em dietas veganas e vegetarianas, ensina que o primeiro passo para produção de colágeno é manter uma dieta diversificada, rica em alimentos integrais e orgânicos, como cereais, leguminosas, vegetais e frutas.

A nutricionista cita ainda as "algas marinhas", como uma ótima fonte para produção do colágeno.

Nutrientes que contribuem para a fabricação do colágeno:

silício (cereais integrais, principalmente aveia, cascas de frutas e cogumelos);
selênio (cereais integrais, leguminosas, pepino, sementes, orleaginosas e frutas secas);
zinco (cereais integrais, leguminosas, sementes e oleaginosas);
resveratrol (uva rubi, amendoim e pistache);
vitamina C (brócolis, couve, pimentão, manga e frutas cítricas);
vitamina E (cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, frutas frescas e secas).

Alimentação saudável, aumentando a produção de colágeno, aliada à atividade física, é uma ótima dica para manter o corpo saudável e sem flacidez.
Atente: o colágeno sintético (proveniente de fonte animal), estão presentes nas balas, chocolates, shakes, gelatinas, chás, iogurtes, cápsulas e cremes.

Fonte: Revista vegetarianos - número 63.

 
Thaila Ayala - atriz e modelo, vegetariana e ativista.

Um comentário:

Unknown disse...

Está presente no chocolate também?? Mesmo os que não contém leite? Como saber?