24.10.08


Contra a Vivissecção


A maioria das pessoas pensam que a morte de milhões de animais devido à vivissecção é um mal necessário para o desenvolvimento da indústria farmacêutica, para o fim das mazelas humanas, que é mais aceitável um animal sentir os efeitos colaterais que uma pessoa, pois isso seria grotesco, abominável etc... no entanto, devemos respeito aos animais pelos simples fato de que como nós, estabelecem laços afetivos entre si e são capazes de sentir medo, fome e dor. Vivissecção não é nada mais do que um método irracional que não só mata animais, mas mata seres humanos também. Testes in vitro com tecidos humanos têm oferecido resultados mais precisos que experimentos com animais. As universidades alemãs já não utilizam a vivissecção como técnica didática. Nos Estados Unidos as principais escolas também já aboliram estas práticas e na Itália os estudantes têm o direito de negarem-se a participar de procedimentos vivisseccionistas assegurado por Lei. Um número crescente de estudantes brasileiros opõe-se aos experimentos cruéis com animais para fins didáticos. Em nosso país, o estudante tem direito assegurado por lei também de se negar a fazer experimentos em animais. Mas quem disse que alguma coisa funciona aqui? Se ele não passar nas "aulas práticas", não poderá se formar, e é, assim, obrigado a fazer algo que não deseja para receber seu diploma.


............

3 comentários:

Magô Pool disse...

pelo bem da ciência os testes deveriam ser feito em humanos, pelo menos já pode ter noção absoluta de que o método ou química será aceito ou rejeitado pelo organismo, além do que muito que comenta sobre a eficacia dos testes em animais, muitos estudos afirmam que na maioria dos casos os efeitos são questionáveis em humanos, ou seja, mortes desnecessárias...

eu penso q se eu tivesse uma doença com certeza me colocaria a disposição da ciencia para a descoberta da cura, uma vez que sou a principal interessada no sucesso do teste!

a vivissecção é absurda para quem acredita em ética!

Anônimo disse...

Vc distribuiu esse texto naquele debate sobre vivissecção aqui na pucc, eu lembro bem!
Logo depois a biologia conseguiu abolir essas práticas!
Uma vitória!
Pena que os demais cursos não tiveram o mesmo interesse em acabar com toda essa merda!

Anônimo disse...

parabéns heim!
se todo vegetariano fizesse uma ação que fosse a mais que apenas não comer carne... as coisas seriam muito diferentes!