25.9.08

Sintonize suas informações!



Esses dias eu estava tomando o café da manhã com a minha querida mãe, quando ela me questionou (pela nonagésima nona vez) sobre meus habitos alimentares, como sempre focando no fato de ter abolido do meu cardápio as carnes!

Algumas pessoas tem imensa dificuldade de assimilar certas informações, principalmente quando não as interessa ou quando elas não querem mesmo entender. No caso da minha mãe é uma mistura das duas, ela vem de uma educação (cultura) de churrascaria, onde carne é vitamina, uma pessoa que não se alimenta de carne é desnutrida, amarelada, com aspectos de doente, que é o inverso de mim, que estou com uma bela cor, nada desnutrida e nem um pouco aparentando estar doente.

Mesmo assim, se eu tiver dor de cabeça, cólica mestrual ou qualquer dorzinha comum para todos independente da dieta, lá vem ela com a famosa frase: - Isso deve ser falta de carne!

Por mais revistas, livros, depoimentos médicos que eu tenha apresentado, nada nem nínguem a fará entender que uma pessoa que deixa de se alimentar de carnes e derivados de origem animal pode e é perfeitamente saudável!

Minha irmã mais velha está fazendo um curso de culinária, e como sempre um nutricionista é convidado a fazer palestras sobre comidas saudáveis. A nutricionista que participou do curso que minha irmã estava fez o favor de aterrorizá-la com relação ao vegetarianismo. O que eu fico boba é a exatidão das palavras utilizadas, como por exemplo: - Ela vai ficar doente/ Não é possível ser saudável sem comer as proteínas animais / O corpo sente falta da carne - e por aí vai.

No dia seguinte ao curso lá estavam minha mãe e irmã desesperadas comigo, querendo provar que eu estou me alimentando mal, que vou ficar doente e tudo mais. A preocupação delas é importante, pois sei das boas intenções que elas preservam para comigo, porém fico puta e peço perdão pela palavra, com os profissionais na área de nutrição, não digo todos não, é claro! Mas os maus informados, os que se baseiam em apenas algumas pesquisas e ignoram as diversas outras que explicam e deixam claro que a dieta vegetariana é totalmente viável e saudável!

Poderíamos citar diversas pessoas com saúde exemplar, mas é bobagem porque justamente essas pessoas que dizem esses mitos e enchem a cabeça de outras falando mentiras sobre o vegetarianismo, são justo essas pessoas que preferem não se informar, se baseiam na sua cultura de consumismo e desperdício e apredrejam qualquer outra que busque uma dieta alternativa rica e acessível.

Se você for a um nutricionista e ele te disser que o vegetarianismo não serve e que você precisa de carne para sobreviver, não troque sua dieta, troque apenas seu nutricionista!

Alguns textos sobre valores nutricionais, dieta vegetariana e consumo de carne, para nutricionista nenhum dizer que eu não sei do que eu estou falando!

Valores Nutricionais da Dieta Vegetariana

Dietas Vegetarianas e Tipos de Vegetarianismo

O impacto do Consumo de Carne no Aquecimento Global e na Amazônia


...............

Um comentário:

Maíra Souza disse...

Eu também já ouvi muito essas coisas!
Mas nem dei muita idéia e agora ninguém (ou quase ninguém)
vem me encher com essas histórias... =)