Quantas vezes, enquanto consumidores, não temos nossos direitos (previstos em lei) desrespeitados? Quantas vezes, por preguiça de enfrentar a burocracia, ou por qualquer outra razão deixamos passar? Nos omitindo quando explorados, enganados ou desrespeitados, estamos sendo coniventes para que a pessoa ou empresa faça o mesmo com outros.
Com a popularização da internet e o crescimento do acesso a informação, o perfil do consumidor mudou. Ele está pautado no Código de Defesa do Consumidor, e, com a ajuda das mídias sociais, ele pode se fazer ser ouvido e provocar um efeito viral quando se sente realmente ofendido. E esse fato que pode trazer mais danos a empresa que um simples processo.
Com a popularização da internet e o crescimento do acesso a informação, o perfil do consumidor mudou. Ele está pautado no Código de Defesa do Consumidor, e, com a ajuda das mídias sociais, ele pode se fazer ser ouvido e provocar um efeito viral quando se sente realmente ofendido. E esse fato que pode trazer mais danos a empresa que um simples processo.
O mesmo aconteceu com o consumidor vegetariano/vegano, que está conseguindo fazer valer cada vez mais os seus direitos e avançando na criação de leis específicas para produtos destinados a esse determinado seguimento.
Pensando nessa mudança de perfil, foi criada a Brown List do Vale do Paraíba. Uma Fanpage na mídia social Facebook, em que os consumidores da região podem enviar suas reclamações. Os administradores verificarão a pertinência das mesmas, as publicarão e tentarão contato com as empresas. Essas, por sua vez, terão a oportunidade de apresentar sua réplica. Por fim, haverá uma avaliação se o caso foi resolvido satisfatoriamente ou não.
Pensando nessa mudança de perfil, foi criada a Brown List do Vale do Paraíba. Uma Fanpage na mídia social Facebook, em que os consumidores da região podem enviar suas reclamações. Os administradores verificarão a pertinência das mesmas, as publicarão e tentarão contato com as empresas. Essas, por sua vez, terão a oportunidade de apresentar sua réplica. Por fim, haverá uma avaliação se o caso foi resolvido satisfatoriamente ou não.
Nós do Cartuntivismo fomos os primeiros a registrar uma reclamação!
Vamos aos fatos: Existe, no Centro de São José dos Campos, um restaurante que possui uma placa gigantesca com os dizeres RESTAURANTE VEGETARIANO, seu nome é Cons-ciência. No mesmo funciona uma espécie de lanchonete. Certa vez pedi uma coxinha e para minha surpresa havia frango e não soja ou qualquer outro recheio vegetal. Pelo que me consta, para possuir uma placa com esses dizeres, não deveria haver nenhum alimento com carne. Adentrando ao restaurante, verifiquei que há, também, frango frito sendo vendido no self-service.
Resumindo, aquela placa significa propaganda enganosa, segundo o que consta no Código de Defesa do Consumidor:
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.§ 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
Estamos aguardando o retorno da reclamação.Mas até o presente momento não houve réplica.
Sentiu-se lesado enquanto consumidor, também?
Curta a Brown List Vale do Paraíba e envie sua reclamação!
Vamos aos fatos: Existe, no Centro de São José dos Campos, um restaurante que possui uma placa gigantesca com os dizeres RESTAURANTE VEGETARIANO, seu nome é Cons-ciência. No mesmo funciona uma espécie de lanchonete. Certa vez pedi uma coxinha e para minha surpresa havia frango e não soja ou qualquer outro recheio vegetal. Pelo que me consta, para possuir uma placa com esses dizeres, não deveria haver nenhum alimento com carne. Adentrando ao restaurante, verifiquei que há, também, frango frito sendo vendido no self-service.
Resumindo, aquela placa significa propaganda enganosa, segundo o que consta no Código de Defesa do Consumidor:
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.§ 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
Sentiu-se lesado enquanto consumidor, também?
Curta a Brown List Vale do Paraíba e envie sua reclamação!
Um comentário:
Não há uma página de brownlist para minha cidade. :(
Postar um comentário