9.4.09

Publicidade Irresponsável


ANÚNCIO ESTIMULA ABANDONO DE CÃES

Proteste! Envie mensagens para o Shopping Center Norte, a CVC, a Revista Veja, a VISA e a agência de propaganda Mohallem Meirelles, que criou o anúncio.
Todas as mensagens enviadas à CVC estão sendo consideradas como SPAM. Para contatá-los acessem o formulário em http://www.cvcturismo.com.br/site/_faleconosco/home.jsf.


O INR enviou a seguinte mensagem, que pode ser usada como modelo:


Senhores, fazemos nossas as palavras da jornalista Nanci Corbioli, lamentando que ainda exista tanta desinformação e insensibilidade para a questão dos animais nos meios publicitários e entre seus clientes.

Tivemos o desprazer de ver o anúncio da promoção realizada pelo Shopping Center Norte, em parceria com CVC Turismo e Visa, criado pela agência Mohallem Meirelles e veiculado na revista Veja. O conteúdo demonstra total insensibilidade e desrepeito ao problema do abandono de animais no Brasil.

Não é de hoje que a publicidade usa animais para conquistar a simpatia do público, o que se reverte em campanhas de sucesso e em lucros para os anunciantes. Nesse caso, porém, o apelo fácil de usar um cachorro para chamar a atenção funciona como uma negativa da luta pelos direitos animais e despreza todos os esforços de entidades de defesa animal em favor da guarda responsável - que visa antes de mais nada conscientizar os donos de bichos de estimação quanto as suas responsabilidades.

Informamos aos desinformados criadores e aprovadores do anúncio em questão que existem hoje no Brasil cerca de 3 milhões de cães sem lar. Somente na cidade de São Paulo são aproximadamente 200 mil. Nas ruas, eles são vítimas da crueldade humana, da fome, das doenças, dos atropelamentos, do desrespeito e da indiferença. Muitos desses animais são de raça, foram adquiridos como meros objetos de consumo e posteriormente descartados pelos motivos mais fúteis imagináveis. Exatamente como sugere o anúncio em questão.


Os formadores de opinião, entre eles os criadores de campanhas publicitárias, precisam estar cientes da responsabilidade que têm e devem avaliar, dentro dos princípios da ética e do bom senso, o poder das idéias que disseminam. Animais não são objetos descartáveis que podem ser deixados para trás quando um novo brinquedo surge. Parece ser necessário esclarecer que os animais são seres vivos que sentem dor, medo, solidão e, especialmente no caso dos cães, dependem totalmente dos seres humanos.


Preferimos considerar o anúncio veiculado nas páginas de Veja como um infeliz exemplo da mais absoluta ignorância sobre o tema. Por essa razão, sugerimos que pesquisem mais e melhor antes de trazerem a público gracinhas de mau gosto como esta. Esperamos que outros publicitários e anunciantes, mais conscientes sobre a triste realidade dos animais no Brasil, sigam no sentido oposto e usem a criatividade para apresentar exemplos mais positivos sobre a relação entre os seres humanos e seus animais de estimação.
A realidade é muito pior do que estas fotos mostram (animais dilacerados, envenenados, estuprados). Desejamos que manifestações de pessoas melhor informadas sejam suficientes para sensibilizá-los e alertá-los para o quão pouco informados o srs. estavam.

Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida
www.institutoninarosa.org.br
Fone/fax: (11) 3868-4434 / 3868-4273

Educação Humanitária - um caminho para a paz

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Um comentário:

Laura disse...

Mandei e-mail's =]
Espero que mais pessoas mandem!