7.3.12

Nutrição para Crianças Vegetarianas

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Vaidade Vegana: Cuidados com a pele



Muitas pessoas VEGetariANAS se queixam do envelhecimento precoce da pele, após os 25 anos, devido a não ingestão de colágeno. Dei uma pesquisada e saiu na Revista dos Vegetarianos, n°63 uma matéria sobre o tema. A seguir, um resumo com os principais pontos.

A deficiência do colágeno pode causar fragilidade nas articulações, nos ossos, nos cabelos e unhas, rigidez muscular, problemas com o crescimento, dentre outros. 
O nosso organismo começa a reduzir a produção de colágeno à partir dos 25 anos. O Colágeno endógeno é sintetizado no corpo humano já  o Colágeno Hidrolisado, é um nome utilizado para denominar um composto de aminoácidos extraídos de fonte animal.
É importante atentar que os suplementos da referida proteína, são todos de origem animal, geralmente de bovinos. O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo, assim, a dosagem pode ser aumentada simplesmente através de alimentos que estimulem a sua produção.

A nutricionista Silvana Portugal especializada em dietas veganas e vegetarianas, ensina que o primeiro passo para produção de colágeno é manter uma dieta diversificada, rica em alimentos integrais e orgânicos, como cereais, leguminosas, vegetais e frutas.

A nutricionista cita ainda as "algas marinhas", como uma ótima fonte para produção do colágeno.

Nutrientes que contribuem para a fabricação do colágeno:

silício (cereais integrais, principalmente aveia, cascas de frutas e cogumelos);
selênio (cereais integrais, leguminosas, pepino, sementes, orleaginosas e frutas secas);
zinco (cereais integrais, leguminosas, sementes e oleaginosas);
resveratrol (uva rubi, amendoim e pistache);
vitamina C (brócolis, couve, pimentão, manga e frutas cítricas);
vitamina E (cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, frutas frescas e secas).

Alimentação saudável, aumentando a produção de colágeno, aliada à atividade física, é uma ótima dica para manter o corpo saudável e sem flacidez.
Atente: o colágeno sintético (proveniente de fonte animal), estão presentes nas balas, chocolates, shakes, gelatinas, chás, iogurtes, cápsulas e cremes.

Fonte: Revista vegetarianos - número 63.

 
Thaila Ayala - atriz e modelo, vegetariana e ativista.

Proliferação de produtos vegans

Sou abolicionista, tento ser o mais coerente possível na luta pela libertação animal. Sei que, hoje em dia, muitos dos ativistas lutam apenas pela melhoria no atendimento da sua escolha de vida, resumindo-se ao aumento de opções vegetarianas/veganas no mercado, sendo que o foco deveria ser o fim da tortura em si.
No entanto, como eu acredito que nunca haverá libertação animal, enquanto não ocorrer a libertação humana, considero um avanço as facilidades do mundo atual para manter-se numa dieta vegan. Por mínimo que seja o esforço, mesmo com motivações erradas, não consumir alimentos de origem animal já é algo a ser considerado.

 Somos 9% de ovolacto-vegetarianos no Brasil e uma parcela grande que migra ao veganismo. As empresas que exploram (animais e homens), só entendem a linguagem do lucro. Tentamos fugir do sistema capitalista, mas ele nos engloba novamente. Então façamos seu jogo. Façamos com que a quantidade de empresas que possuem produção sem derivados de animais, aumente, e façamos com que muitas mudem sua postura para cruelty free. Tentar mudar as coisas de dentro e aos poucos é a única forma de revolução efetiva.

Hoje, andando pelo shopping, resolvi entrar na Cacau Show. Perguntei sobre o chocolate sem lactose, e para minha surpresa, haviam duas opções! A barra de chocolate e o moldado de chocolate meio amargo Miau, ambos da linha especial Zero Lactose.Glúten. Os dois são meio amargos, mas há uma diferença sutil entre eles, devido a concentração de cacau. A barra tem 50%. O valor foi de R$8,90 cada. Só considero caro, pois sei o preço de fabricação, mas é condizente ao preço dos concorrentes que levam leite em sua composição e até mais barato que outros meio amargos com grande concentração de cacau.

Para os que sentiam falta das 'gordices', tem até ovo de páscoa! Delicie-se.

Seguem fotos: