16.9.10

3º Congresso Vegetariano Brasileiro


De 16 a 19 de setembro, no SESC Campestre em porto alegre, acontecerá o 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, no qual acontecerão palestras, cursos de capacitação, oficinas de ativismo, de leites vegetais, demonstrações culinárias, trabalhos cinetíficos, feira vegana exposições. Ufa! Mas ainda tem mais! quem for poderá participar da hospedagem solidária (ficará hospedado sem pagar) e ainda ganhará almoço nos 4 dias!


As incrições já foram encerradas (desculpem o atraso!), mas vale anunciar, pois desse congresso, muitas mudanças poderão surgir! portanto, fiquem atentos!


Ficou interessado?


"Restaurante canibal" que causou mal-estar na Alemanha era campanha pró-vegetarianismo

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/792768-restaurante-canibal-que-causou-mal-estar-na-alemanha-era-campanha-pro-vegetarianismo.shtml

A associação de vegetarianos Vebu revelou nesta quinta-feira que a ampla campanha de inauguração de um suposto restaurante canibal em Berlim, na Alemanha, foi apenas um golpe publicitário para atrair atenção à causa.
A inauguração do restaurante Flimé, que contava com site oficial onde anunciava até mesmo uma matriz brasileira, causou mal-estar e duras críticas de políticos alemães e ganhou grande destaque não só na imprensa alemã, como em todo o mundo.

Anúncio de restaurante brasileiro causa polêmica em Berlim ao oferecer carne humanaCanibal francês revela como matou e comeu colega de celaApós piada sobre canibais, premiê da Nova Zelândia se desculpa

"Todo pedaço de carne contém um humano", defende a Vebu, em uma entrevista a jornalistas na qual prometia oferecer "amostras grátis" de seu polêmico cardápio canibal. O nome Flimé, explica o grupo em comunicado enviado por e-mail à Folha.com, é a sigla para '"Fleisch isst Menschen" (Carne come humanos).

A Vebu lista uma série de argumentos já amplamente utilizados pelas organizações contrárias ao consumo de carne, como "a cada 3,6 segundos alguém morre por subnutrição, enquanto a maior parte dos grãos produzidos são usados para alimentar animais de fazenda", ou "pecuária está produzindo mais gases de efeito estufa que o setor de transporte".

A organização defende que o golpe publicitário, que classificam de "campanha criativa", serviu para chamar a atenção de todos, já que "ninguém pensa nestes fatos na rotina diária".
A inauguração da filial do Flimé em uma locação secreta de Berlim em 8 de setembro causou polêmica ao permitir que os clientes interessados fizessem um cadastro e oferecessem partes do seu próprio corpo.

O vice-presidente da União Cristã-Democrata de Berlim, Michael Braun, expressou na época sua indignação com o restaurante e culinária, após relatar ter recebido diversos e-mails de cidadãos furiosos. "Espero que seja apenas uma brincadeira de mau gosto", afirmou Braun ao jornal alemão "The Bild", já antecipando que a campanha poderia ser apenas para despertar a curiosidade.

"É nojento. Em particular porque um morador de Berlim foi assassinado por um canibal há pouco tempo", disse Braun, se referindo a Armin Meiwes, sentenciado à prisão perpétua em 2006 por matar e comer um morador da capital alemã cinco anos antes.

O site do restaurante não incluía no cardápio nenhuma referência direta à carne humana, mas dizia seguir a cultura indígena wari --tribo da selva amazônica conhecida pela cultura do canibalismo--, na qual "comer é um ato espiritual com o qual ganhamos a mente e a força da criatura comida".

No site trilíngue (alemão, português e inglês), os clientes interessados ainda podiam preencher um cadastro com uma série de perguntas sobre hábitos médicos e de saúde, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e frequência de atividade física. No fim, há um alerta: "Os membros associados do Flimé concordam, com este, em doar para o Flimé qualquer parte de seu corpo, que será determinada pelo próprio associado. [...] A finalidade do uso da parte doada é de livre escolha do Flimé".

"Seja a fome mundial, mudança climática, falta de água, desflorestamento, doenças animais ou doenças do estilo de vida, todos estes grandes problemas globais são causados ou intensificados pelo nosso consumo de carne humana", disse o porta-voz do grupo, Sebastian Zösch, aos jornalistas.

15.9.10

Lady Gaga e seu vestido de carne chocam defensores dos animais



NOVA YORK (AFP) - A estrela pop americana Lady Gaga escandalizou nesta terça-feira os defensores dos direitos dos animais depois de ter usado, durante a cerimônia de entrega dos MTV Awards, no domingo, um vestido de carne crua.

A cantora de 24 anos, conhecida por sua extravagância e por seus 'hits' planetários, foi o centro das atenções no domingo em Los Angeles, ao abocanhar oito prêmios e subir no palco usando um vestido feito com pedaços de carne crua.

Além do vestido, a polêmica cantora usava sapatos de salto alto de carne, um bife em forma de chapéu e uma bolsa de mão, também feita de carne, que ela entregou à cantora Cher no momento de receber o prêmio de melhor vídeo por "Bad Romance".

"Lady Gaga passa por maus momentos tentando chamar a atenção", considerou a associação Peta, que luta contra os maus tratos aos animais. "Alguém devia dizer a ela que o açougue tende a repugnar mais do que impressionar".

"O bife é a carne em decomposição de um animal mal tratado, que não queria morrer, e depois de um tempo sob os holofotes, deve ter cheirado como carne em decomposição e ficado cheio de vermes", acrescentam os porta-vozes da associação.

Lady Gaga explicou na segunda-feira em um 'talk-show' americano que essa roupa podia gerar "várias interpretações".

"Certamente, não é uma falta de respeito com os vegetarianos", assegurou a cantora. "Se não defendermos nossas ideias e se não lutarmos pelos nossos direitos, logo teremos tantos direitos quanto carne sobre nossos ossos. E não sou um pedaço de carne".

8.9.10

Paul McCartney critica a NASA por fazer experiências com animais

Paul McCartney entrou em ação novamente em defesa dos animais. O ex-Beatle, que é vegetariano convicto e notório defensor da ecologia e dos direitos dos animais, escreveu uma carta à NASA para criticar alguns procedimentos da entidade.

Segundo o site "Wenn", Paul está indignado com certas experiências científicas da NASA, que vem utilizando macacos para fazer testes radioativos.

"Acredito que a NASA tem condições para investigar os efeitos das viagens espaciais na saúde sem precisar confinar e testar animais", escreveu McCartney ao administrador da NASA, Charles Bolden.

"Seria terrivelmente decepcionante se, em nossa busca para explorar novas fronteiras e aprender sobre o fascinante universo em que vivemos, nós regredíssemos no tratamento dos animais com os quais dividimos o planeta", argumentou o músico. "Apelo para que essa experiência seja cancelada".

A NASA ainda não se manifestou sobre o pedido de Paul.

 * Fonte: IG Notícias



1.9.10

Tofu frito

Ingredientes:


1 embalagem de tofu firme
Maisena
Óleo de milho para fritar
ShoyuWasabi (pasta de raiz-forte)
Aji-no-Moto
Preparo

Retire o tofu da embalagem e deixe por um tempo sobre um prato grande para que perca líquido. Dispense o líquido e corte o tofu em pedaços retangulares médios, com 1,5 cm de espessura. Passe os pedaços na maisena e, depois de envolvidos, elimine os excessos. Frite aos poucos em boa quantidade de óleo bem quente, virando uma vez para que tostem dos dois lados. Vá retirando e deixando sobre papel-toalha, sem abafar. Sirva com o molho em separado (é só misturar, numa tigelinha, o shoyu, o wasabi (pouco) e o Aji-no-Moto.
--
Post retirado de um blog indicadíssimo:
Aproveitem e bom apetite!